Igualização de Samskáras

Esta criação é, aparentemente, composta por muitas entidades mas, fundamentalmente, existe apenas uma entidade, a Entidade Suprema que permeia todos os objectos criados deste universo.

Eko’haḿ bahu syám. A vontade cósmica de Parama Purusa foi materializada por Prakrti resultando na criação do universo multidimensional composto pelos cinco elementos.

Este mundo de inferências manifestado é composto pelos cinco factores fundamentais – éter, ar, fogo, líquido e sólido. Não apenas na matéria inerte, até mesmo os seres humanos são feitos dos mesmos factores fundamentais, criados devido à influência de Prakrti. Prakrti é o princípio inerente de Purusa.

“Shaktih sáh shivasya shaktih.” Em última análise, descobrimos a Entidade Singular que não tem princípio nem fim, que é omnipresente, colorida, plácida e tranquila. Todas as inúmeras entidades finitas, com os seus nomes e formas, originaram dessa fonte Suprema. O fogo, água, céu e terra; os animais e plantas; as minhocas e os insectos; o corpo e a mente; os órgãos sensoriais; o conhecimento e o intelecto; na verdade, tudo o que é visívil e invisível, denso ou subtil, manifesto ou não manifesto, é apenas uma emanação da Parama Purusa.

Porque existem tantas diferenças entre os animais, ou entre os seres humanos? Porque existem tantas lutas? A resposta é que essas diferenças e lutas são todas devidas à influência de Máyá. A influência de Máyá provoca que Purusa indiferenciado seja metamorfoseado em muitos. Máyá é a causa para todas essas diferenças entre uma coisa e outra, entre uma idade e outra, entre uma pessoa e outra. No momento em que o véu de Máyá é removida, a verdade revela-se a si própria em todo o seu esplendor, e todas as diferenças externas fundem-se em união interna.

Os mesmos samskáras não podem viver em duas entidades separadas – vão-se querer fundir apenas numa. Por isso, se os samskáras que uma pessoa forem retirados e colocados em duas estruturas separadas, elas vão certamente tentar unir-se apenas numa. Ráma e Shyáma são duas pessoas diferentes porque cada um tem os seus próprios samskáras. Shyáma não age ou pensa como Ráma, e Ráma, não se parece com Shyáma. Se os seus samskáras individuais forem removidos, em última análise irá existir apenas uma alma e uma mente.

Suponham que existe um recipiente com água num lago. Se o recipiente partir, irá permanecer apenas uma entidade – água. Da mesma forma, se os samskáras individuais forem removidos, as entidades internas serão fundidas numa só. Pode parecer estranho, mas é um facto.

Diferentes pessoas têm diferentes samskáras – alguns carregam consigo a vrttis da raiva, vergonha ou ódio, enquanto que outros são vítimas de medos e apegos. Devido às variações dos samskáras há diferenças na natureza dos seres humanos. Algumas pessoas são calmas e pacíficas por natureza, algumas são honestas, outras são desonestas. Algumas pessoas são artísticas e criativas e sonham de ser como grandes poetas como Rabindranath Tagore ou Milton, enquanto que outros sonham de navegar os sete mares e descobrir novas terras como Colombo ou Vasco da Gama.

As diferenças nos pensamentos, ideias, maneiras, costumes, vestes e hábitos alimentares são todas devido às variações dos samskáras. No momento em que os samskáras individuais são removidos, a mente perde a sua existência e apenas a alma permanece. Ela, também, torna-se uma com a alma universal, como uma gota de água que se funde no vasto oceano.

Por isso, a entidade fundamental é apenas uma. Externamente pode parecer muitas. Ekaḿ sad vipráh bahudahá badanti. A Entidade Suprema é a única entidade imutável. Os intelectuais ou vipras deram-Lhe vários nomes. Os samskáras dos indivíduos podem serm removidos num só instante se Parama Purusa assim o desejar. Mas Ele não o faz, pois isso iria parar todo o Seu fluxo criativo e levar à dissolução deste mundo.

A diversidade e variações do universo devem-se ao véu de Máyá. Removam-no e verão a diversidade desaparecer num segundo, deixando apenas a Entidade Suprema Singular. Nem este universo material nem quaisquer seres vivos permaneceriam. Saguna Brahma, o criador, e Purusottama, a Entidade Testemunhal, serão também inexistentes. O processo de Saincara e Pratisaincara seria suspendido e a expressão cessaria para sempre. Numa palavra, toda a criação se dissolveria.

Para continuar com o fluxo desta Sua brincadeira divina, não é desejável que todas as entidades deste vasto universo atinjam esse estado Supremo na mesma altura; nem seria natural. Por isso é que os seres humano devem fazer um esforço para atingir a salvação individual. Se Para Purusa estiver satisfeito, eles irão certamente ser bem sucedidos nos seus esforços.

1969

Publicado em:
Ananda Marga Philosophy in a Nutshell Part 5