Microvitum e os seus efeitos no corpo e mente humana

O tópico do discurso de hoje é “Microvitum e os seus efeitos no corpo e mente humana.”

Como sabem, microvitum move-se através de inferências, sendo que a diferença fundamental entre microvitum positivo e negativo é o facto de microvitum de carácter positivo começar a sua jornada no plexo lunar e mover-se em ambos sentidos – em direcção à existência mais subtil do espirito humano e também em direcção às emanações ou manifestações mais densas da existência humana enquanto que microvitum negativo não podem elevar-se acima do plexo físico-psíquico (5º cackra) e só se pode mover para baixo. Somente de modo indirecto é que microvitum negativo pode afectar o plexo lunar, não directamente.

No espaço cósmico, microvita quer positivo, quer negativo move-se através de inferências internas da mente cósmica e, também, com ajuda da parte mais densa do ectoplasma. Como sabem, a estrutura ectoplásmica está sobre o efeito do reino espiritual, bem como do reino físico. A parte mais densa está relacionada com a estrutura física e a porção mais subtil com a espiritual.

Num plexo particular, digamos por exemplo no plexo basal (raiz), o ‘desejo espiritual’ é criado ou encorajado quer por microvita positivo quer negativo, mas enquanto que o movimento de microvita negativo é em direcção ao plano mais denso, microvita positivo move-se no sentido de converter propensões mais densas em mais subtis. O desejo de alcançar sucesso em todos os aspectos terrenos é criado tanto por microvita positivo como negativo, porém, os negativos tornam a pessoa egoísta e os positivos tornam a pessoa universalista. Deste modo, os desejos materiais ou de abundância física provêm de microvitum negativo enquanto que o desejo de atingir níveis cósmicos origina de microvitum positivo.

É a característica humana – aliás, é a característica de todos os seres vivos – libertarem-se de todas as limitações de pequenez. O desejo de ser livre na vida socio-politico-económico mundana provém de microvitum negativo, e o desejo de alcançar a libertação a todos os níveis provém de microvitum positivo. Similarmente, no plexo fluído (2º cackra), a atitude de indiferença em relação a algo pode ter origem em ambos os tipos de microvita, no entanto, a atitude indiferente por algo bom pertence ao domínio de microvita negativo, por sua vez, a atitude indiferente face ao que é mais denso reflecte características de microvita positivo. A falta de responsabilidade – ou seja, irresponsabilidade – vem de microvitum negativo quando se trata de algo nobre, e provém de microvitum positivo quando é por algo limitado. Do mesmo modo, toleramos injustiça quando a inspiração origina de microvitum negativo, todavia, esta não é tolerada quando é inspirada por microvitum positivo.

A mentalidade ou espírito que levam à falta de reconhecimento de algo para além do campo dos sentidos ou dos órgãos sensoriais tem a sua origem em microvita negativo, por sua vez, o espirito que leva a “não reconhecer as coisas transitórias como absolutas” é inspirado por microvita positivo. Estas propensões estão associadas com as manifestações do plexo fluido.
(Ver Tópico 19 do livro Psicologia do Yoga – Plexos e Microvita: propensões de cada plexo)

Similarmente, microvita positivo e negativo também actuam a nível do plexo solar, aéreo, físico-psíquico, lunar e a nível do plexo oculto. No caso do plexo lunar, microvitum positivo pode funcionar independentemente, mas no caso de ser negativo, este não pode ir além do plexo físico-psíquico. Microvitum negativo que ‘deseje’ ir além, só pode surtir um efeito indirecto e não directo sobre o plexo lunar. Portanto, no caso de microvita negativo, o ‘espirito microvítico’ só pode ser operado por uma entidade poderosa e não de outro modo. Doenças psíquicas associadas com o plexo lunar podem surgir quando a força exercida sobre este plexo por microvita negativo é bastante superior àquela de microvita positivo. (Quando o plexo lunar de alguém está seriamente afetado por microvita negativo, este torna-se conhecido como lunático, ou “cabeça na lua”. Há e sempre houve uma ideia que este tipo de sintoma mental provem de influências lunares).

Para afastar o efeito de microvitum negativo, sobre o plexo lunar, é necessário encorajar o pensamento correcto e positivo bem como a meditação. Uma pessoa ao realizar práticas espirituais ou meditação não pode ser atacado por microvitum negativo. No estado meditativo, uma pessoa não pode ser atacada por microvitum negativo, todavia, microvitum positivo pode trabalhar directamente no plexo lunar e mover-se para cima em direcção ao plexo oculto (Guru cackra). Não pode, no entanto, ir além do plexo oculto – não pode atingir o plexo das macro-propensões. (Micro-propensões refere-se a actividades e propensões no âmbito do microcosmos, macro-propensões relacionam-se com o desenvolvimento de todas as criaturas existentes.)

Yadá yadá hi dharmasya glánirbhavati Bhárata
Cábhyutthánamadharmasya tadátmánaḿ srjámyáham

[Quando a justiça decresce e a injustiça mostra a sua horrível face, Eu mesmo encarno.]

Neste sloka, o declínio do dharma significa que há um domínio de microvita negativo. Estes não podem alcançar o topo, a entidade suprema do plexo macro-propensivo. De modo a atingir o objetivo máximo do plexo macro-propensivo, é necessário realizar práticas espirituais e é igualmente necessário receber a graça de um mestre.

Mahatkrpayaeva bhagvatkrpáleshádvá.

[O estado supremo pode ser atingido através da bênção daqueles seres mais exaltados, também através de uma pequena porção de graça Macrocósmica]

A graça de um grande mestre ou de Parama Purusha é necessária. Microvitum, quer positivo, quer negativo não funcionam neste plexo.

Microvita – positivos e negativos – mantêm o balanço do universo. No universo, quando a força colectiva de microvita negativo se torna superior à força do microvita positivo, o mundo move-se no sentido da degeneração. Por sua vez, quando a força colectiva de microvita positiva é superior à negativa, uma revolução espiritual ocorre. Se o plexo lunar é atacado por microvita negativo, o mundo move-se rapidamente em direcção à degeneração. Esta degeneração está agora activa neste universo.

É a vossa responsabilidade fazer algo concreto para salvar o universo deste efeito depravante, doutro modo, o futuro, não só da humanidade, mas também de todos os seres vivos será negro. É necessário tornarem-se mais activos e trabalharem juntos com o máximo de velocidade e zelo para fazer algo concreto com a ajuda de microvita positivo. Microvita negativo não será útil nesta conexão.

31 de Dezembro 1987, Anandanagar

Publicado em:
A Few Problems Solved Part 8
Microvitum in a Nutshell