De todos os defeitos e inimigos internos dos seres humanos, o medo é o pior. O medo expressa-se de várias formas. Uma delas é através do complexo de inferioridade que normalmente surge devido a uma sensação de imperfeição ou inadequação. Os pobres sentem-se inferiores perante os ricos, os fracos sentem-se inferiores perantes os fortes e os pecadores sentem-se inferiores perante Deus. Esta expressão de medo é muito prejudicial para os seres humanos pois cria grandes obstáculos no caminho do progresso.
Suponhamos que alguém fez algo indesejável – suponhamos que alguém fez um erro grave, o complexo de inferioridade resultante previne essa pessoa de mais tarde tomar responsabilidade por outras tarefas importantes. Vai ter medo de estar perante Parama´tma, pensando “Eu sou um pecador, como posso enfrentá-lo?”. Mas as escrituras dizem que os seres humanos não se devem permitir a ter tais pensamentos. Eles nunca devem pensar que são pecadores. Se uma pessoa pensa constantemente, “Eu sou um pecador, eu sou um pecador”, pode perder a sua força mental. Tais pensamentos devem ser evitados. O que os seres humanos devem pensar é, “Aquilo que sou, seja bom ou mau, pertence a Parama´tma, por isso para quê deixar que a minha mente seja enfrequecida por hesitações, confusões ou complexos de inferioridade?”
No Giita´, Krs´n´a disse:
Api cet sudura´ca´rii bhajate ma´mananyabha´k
Sa´pi pa´pavinirnukto mucyate bhava bandhana´t.
Aqueles que são piores que pecadores, a quem é que pertencem? Certamente pertencem a Parama Purus´a. Ninguém está além d’Ele ou fora d’Ele. Se Param Purus´a é o dono deste universo, o Deus Supremo deste universo, não é Ele também o Deus dos pecadores? Então para que é que os pecadores o devem temer? Eles também O vão atingir um dia.
“Api cet sudura´ca´rii bhajate ma´nanyabha´k.” Um sudura´ca´rii é um pecador tão mau que até os pecadores comuns o chamam a ele de pecador. Mas se até os pecadores dos pecadores tomarem abrigo em Parama Purus´a com toda a sua dedicação, isto é, se eles abstrairem todas as suas propensões psíquicas de todos os outros objectos e as dirigirem para Ele, então eles também O vão atingir. Vão-se esquecer que são pecadores e vão-se lembrar que eles também pertencem a Parama Purus´a. Aqueles que tomam abrigo n’Ele com toda a sua dedicão serão libertos de todos os seus erros, apegos e amarras mundanas e, ultimamente, irão atingir a salvação.
Ninguém deve pensar nunca, “Eu sou um pecador, eu pequei”, mas antes, “O que quer que eu seja, eu certamente pertenço a Parama Purus´a. Quaisquer riquezas que eu tenha – em corpo, mente e espírito – foram-me dadas por Parama Purus´a. Vou fazer o melhor uso delas para O servir, para O fazer feliz. Não vim a este mundo para me auto-gratificar, mas para um propósito: para fazer o melhor uso do que me foi dado por Parama Purus´a, ao servir toda a sua criação neste mundo expresso. Se eu servir a Sua criação, Ele certamente irá ficar contente comingo.”
Aqueles que servem a humanidade, servem Parama Purus´a ao mesmo tempo. Para agradar Parama Purus´a uma pessoa terá que servir a humanidade, terá que servir as Suas crianças. E ao fazê-lo, manter-se livre de todo o tipo de complexos de inferioridade ou pecados. O que quer que sejas, pertences a Parama Purus´a. Então, faz acções virtuosas deste este preciso momento. Isto irá certamente trazer o teu bem-estar.
11 Fevereiro 1979, Makam
Publicado em:
A´nanda Vacana´mrtam Part 8