Podem as mulheres alcançar a salvação?

Recentemente foi-me colocado uma questão complicada. O problema, ou a questão, podem ser difíceis mas a resposta é muito simples. A pergunta era se as senhoras também estão intituladas a atingir a salvação ou emancipação.

Recentemente, disse-vos que no Tantra é dito “Dehabhrt mukto bhavati nátra saḿshayah“. A qualificação mínima para atingir auto-conhecimento é apenas uma pessoa ter um corpo humano. Esta é a qualificação mínima. Não foi mencionado se o aspirante espiritual deveria ser homem ou mulher. Daqui, já é claro que ambos estão igualmente intitulados a obter a salvação.

É um facto que em quase todas as escrituras, e nas suas notas e comentários, é dito numa linguagem clara que as mulheres não têm o privilégio de atingir a salvação. Mas a decisão, ou a ideologia, ou o julgamento da Ananda Marga é bastante diferente. Na nossa opinião, e também na minha opinião, ambos estão igualmente posicionados para alcançar a salvação ou emancipação. Não apoio qualquer distinção entre homens e mulheres. O nosso senso comum diz-nos que entre todas as kosás [camadas da mente] da existência humana, isto é, annamaya kośa, kámamaya kośa e todas as outras kosás, a diferença entre homem e mulher está nas duas primeiras kosás: annamaya kośa e kámamaya kośa; as kośas que estão fortemente relacionadas com o corpo. Em todas as outras restantes kośas, a diferença por causa do sexo não se coloca. E todas as vivências mais subtis, todas as outras experiências mais subtis da existência humana estão nas kośas mais elevadas e não nas duas kośas inferiores, que estão associadas ao corpo físico.

O sentimento paternal mantêm-se inalterado seja a criança um rapaz ou uma rapariga. Da mesma forma, para Parama Puruśa, todos os homens são os Seus filhos e todas as mulheres são as Suas filhas. Então para que é que Ele iria encorajar qualquer tipo de diferenciação? Quando a salvação, ou as portas da salvação, se abrem para os homens, essas mesmas portas também se abrem para as Suas filhas. Porque não haveria de ser? A lógica exige isto.

Aqueles que têm interesses próprios, ou aqueles que têm interesses no campo da religião, e não da espiritualidade, costumavam dizer que a salvação é só para homens. Eles praticaram essa exploração sobre as mulheres durante tempos sem conta. Essa era a sua psicologia. Eles guiavam-se por esta psicologia. Por isso é que diziam que a salvação e a emancipação era apenas para homens.

O universo inteiro é a Sua criação. Ou melhor, será mais correcto dizer que o universo inteiro é uma forma metamorfoseada de Parama Puruśa. Eu lembro-me que uma vez vos disse que nós não acreditamos em “avatarismos”. E ao mesmo tempo, dizemos que toda e cada partícula da criação é o Seu avatar [encaranação divina]. Todos vós são o Seu avatár, não apenas os homens mas as mulheres também.

Tvaḿ strii tvaḿ pumánasi
Tvaḿ kumára uta vá kumárii
Tvaḿ jiirńadań d́ena vancayasi
Tvaḿ játo bhavasi vishvatomukhah

“Tu estás na forma da mulher. Tu estás na forma de homem. Tu estás na forma de raparigas. Tu estás na forma de rapazes. Tu moves-Te ao longo do caminho, disfarçado de um homem velho com uma bengala nas mãos, e mal Te crias a Ti próprio, tornas-Te omnisciente, omnipotente.”

Todos vocês são os Seus avatar porque são os descendentes da Entidade Suprema, a “encarnação” da Entidade Suprema. Todos são os seus avatar. Ele transformou-se, Ele metamorfoseou-se, em todas estas formas, em tantas formas, inúmeras formas, não apenas em homens mas em mulheres também.

Toda e qualquer entidade, todas as entidades, pequenas ou grandes, estão intituladas a usufruir desse estado supremo de salvação. Aqueles que não estão em formas humanas não podem fazer sádhaná, mas podem, com a Sua Graça, com a Sua Bem-Aventurança, atingir a salvação. Até um insecto pode atingir a salvação, se esse for o Seu desejo. É um facto que um insecto não pode fazer sádhaná porque o seu corpo não é o corpo de um ser humano, mas também pode atingir a salvação se esse for o Seu desejo. E esses possuídores das escrituras que dizem que as mulheres não podem atingir a salvação não têm o direito de o dizer. Não é nada mais senão audácia da sua parte em dizer tais coisas.

October 1978, Patna

Publicado em:
Ánanda Vacanámrtam Part 3
The Awakening of Women