Utiliza-te da forma mais apropriada para atingir Deus

Existe um famoso verso nos Upanishads que diz que é impossível alcançar Parama Purusa [Consciência Suprema] a menos que sejas forte e cheio de energia. A palavra bala significa a força espiritual que funciona na base de um jiiva [ser vivo]. Em termos comuns, no entanto, bala significa ‘capacidade’. Depende de até que ponto alguém faz uso da sua energia física, psíquica ou espiritual. Uma pessoa pode ter imensa capacidade, mas se não a utilizar, então não se torna útil para a realização de Deus. Bala, então, depende da utilização da capacidade que cada um tem.

[No história épica Indiana] Quando a ponte divina foi construída por Rama para atravessar o oceano, Hanuman carregava montanhas, mas o esquilo levava apenas pequenas pedrinhas. Ambos eram fortes e cheios de energia, pois ambos trabalhavam ao máximo das suas capacidades.

Assim, mesmo uma pessoa comparativamente fraca pode-se tornar balaván [forte] ao utilizar toda a pouca energia que tem. Qualquer que seja o poder, energia, que tenhas, utiliza-a para sadhana e serviço, e serás balavan, apto para atingir Parama Purusa. Nenhum de vocês deve, por isso, desesperar. Todos têm os meios necessários para atingir o Supremo.

A utilização de energia deve ser feita na direcção certa. Se queremos ir para este e nos começarmos a dirigir para oesta, podemos considerar que essa acção está cheia de prámáda, ou loucura. A Ananda Marga tem o caminho correcto, através de uma abordagem subjectiva e ajuste objectivo. Embora os seguidores da Ananda Marga mantenham os seus olhos fixos no absoluto, não ignoram este mundo relativo. Eles trabalham para a auto-reaização e elevação social e, por isso, a utilização da sua energia nunca é em vão. Quando o esforço é correcto e a utilização apropriada, atingem certamente o vosso objectivo.

Eu não quero que esperem vida após vida para atingir a vossa meta. Devem realizar o objectivo nesta mesma vida. Para quê desperdiçar um só momento que seja desta vida? Por isso não tenham medo, o sucesso é para aqueles que o pedem. Continuem a fazer o esforço correcto.

21 Maio 1971, Ranchi

Publicado em:

Ánanda Vacanámrtam Part 23