[…] O paralelismo psico-físico tende sempre a tornar as ondas psíquica mais densas e, se as ondas mentais ficarem densas, os seres humanos serão transformados em seres crudes (o caminho de pratisaincara negativo) e a elevação espiritual permanecerá um sonho distante. No entanto, nos afazeres do dia-a-dia, temos que relacionar os significados das palavras e por isso estabelecer paralelismos psico-físicos. Será que, então, o destino dos seres humanos está selado para sempre?
Não, não está. Podemos sobreposicionar uma onda espiritual suprema sobre a onda física e assim lidar com essa como uma das manifestações do infinito espiritual.
É isto que a filosofia da Ananda Marga explica como sendo Brahmacarya. Brahmacarya não significa celibato mas a assimilação das ondas psíquicas da mente unitária pelas ondas eternas do Macrocosmo. A Ananda Marga dá assim ao praticante espiritual um método prático através do qual esta sobreposição é feita e as ondas mentais são salvas de se transformarem em algo crude.
Isto é, através de bháva sádhaná (pratica espiritual de auto-sugestão ensinada na Ananda Marga) no momento em que faz uma acção, a mente irá tender para Brahmacarya e, consequentemente, para o paralelismo psico-espiritual, a única forma de atingir a libertação. Porque, para a libertação mental, as ondas psíquicas têm que se tornar cada vez mais subtils e isto só é possível de duas formas: ou a mente apenas se ocupar com ondas mentais subtis, ou se através da inspiração de uma força espiritual, for atingido um paralelismo das ondas mentais com as ondas espirituais.
De acordo com a filosofia da Ananda Marga, o completo desenvolvimento da personalidade integrada é uma parte essencial para a perfeita realização espiritual do ser humano. Personalidade inclui três aspectos – o corpo físico or jadádhára, o corpo mental ou bhávádhára, e o corpo espiritual ou supramental, ou cetanádhára. Isto significa que, é uma composição colaborada pelo corpo físico, metafísico e espiritual. Então o desenvolvimento adequado de cada um deles é essencial.
Para o físico, tem que haver uma nutrição adequada (consultar Ananda Marga Caryácarya Parte 3, onde as instruções para a alimentação de praticantes espirituais e outros são explicadas). Lutas e desafios no reino físico, ou trabalho físico também ajudam a purificar a estrutura física. O corpo mental ou metafísico precisa de luta física e mental e também de alimento mental. A luta mental resulta de uma adopção agressiva de novos e mais progressivos pensamentos, ao invés de se agarrar a fés ou dogmas vazios de qualquer racionalidade, simplesmente porque eram as formas de pensar pelos nossos antepassados. Alimento mental pode ser obtido através de ideias (ideias significam paralelismo psico-espiritual). O corpo espiritual é a mente superior[…]. Quando o macrocosmos permanece absorvido no Macrocosmos, os pensamentos mais crudes e mesquinhos desvanecem. O corpo espiritual é fortalecido através do desejo por alcançar o Grande – um intenso desejo de se tornar um com Ele. Esta é a verdadeira bhakti, ou, devoção. Esta é a última e única via para atingir a libertação final ou união final.
Shrii Shrii Shankaracharya declarou bhakti como sendo o melhor caminho para mokśa, a salvação final: Mokśakárańa samagryáḿ bhaktireva gariiyasii.
14 Junho 1959
Excerto do discurso “Paralelismo Psico-Espiritual” publicado em:
Ideia e Ideologia
Ananda Marga Philosophy in a Nutshell Part 2